top of page

organizadoras

zoy.jpg

ZOY ANASTASSAKIS

É Bacharel em Design (Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1999), Mestre e Doutora em Antropologia (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007 e 2011). É professora adjunta e ex-diretora da Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Esdi/UERJ), onde coordenada do Laboratório de Design e Antropologia (LaDA), grupo de pesquisa certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É membro da Research Network for Design Anthropology. Publicou os livros "Refazendo tudo: confabulações em meio aos cupins na universidade" (Zazie Edições, 2020) e "Triunfos e Impasses: Lina Bo Bardi, Aloisio Magalhães e o design no Brasil"  (Lamparina Editora, 2014).

 

Desde 2009, atua como professora e pesquisadora, seja na Pontifícia  Universidade Católica do Rio de Janeiro, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Rio Grande do Sul), ou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde, desde 2014, atua com dedicação exclusiva. Entre 2014 e 2015, coordenou projeto de cooperação bilateral entre o LaDA e o Codesign Research Center, da Royal Danish Academy of Fine Arts, Copenhagen, Dinamarca. Em 2018, foi pesquisadora visitante no Departamento de Antropologia da Universidade de Aberdeen, Escócia, onde tomou parte das atividades do projeto "Knowing from the inside: Anthropology, Architecture, Arts and Design", coordenado pelo antropólogo britânico Tim Ingold. Desde abril de 2019, vive em Lisboa, onde é investigadora colaboradora no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA, Universidade Nova de Lisboa). Neste momento, em parceria com Marcos Martins, prepara um livro a ser publicado pela coleção "Designing in Dark Times", da Bloomsbury (NY/EUA).

isis.jpg

ÍSIS DAOU

É Bacharel em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (UERJ, 2014) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Design da mesma instituição, onde pesquisa a dimensão política do design e símbolos identitários na sociedade. Trabalha como designer, colagista e astróloga tradicional. Escreve a Meio do Céu, uma newsletter sobre astrologia de uma perspectiva coletiva. Também está à frente da Alfa Serpente, iniciativa autoral de investigação entre arte-símbolo-oráculo: a partir do conhecimento astrológico, utiliza a colagem e o design como ferramentas de tradução e experimentação criativa. A fronteira entre a subjetividade individual e os fenômenos coletivos é seu ponto de maior interesse enquanto artista. Atualmente divide seu tempo entre pesquisa, criação de imagens, interpretação de mapas astrológicos e desenvolvimento de narrativas visuais para projetos diversos.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

inscrições abertas

Reinventando a natureza, por uma outra ciência possível (Haraway & Stengers)

Acabam de ser lançados, em português, os livros “Uma outra ciência é possível. Manifesto por uma desaceleração das ciências”, de Isabelle Stengers, e “A reinvenção da natureza. Símios, ciborgues e mulheres", de Donna Haraway. Neste ciclo de leituras, colocaremos as duas obras em diálogo, para pensar como o feminismo tem redesenhado os estudos da ciência e da tecnologia. Afinal, nestes dois trabalhos, Haraway e Stengers revisitam a história das ciências e os modos com que a pesquisa científica vem sendo conduzida, a fim de evidenciar como tem sido construídas as alianças entre o empreendimento científico e forças de dominação e extração, tais como a indústria, a economia, o racismo, o machismo, e as explorações coloniais, de classe, raça e gênero.

Mais informações e inscrições em humusidades@gmail.com

vinheta-reinventando2.jpg

PRÓXIMAS ATIVIDADES

ciclo de leituras

Reinventando a natureza, por uma outra ciência possível (Haraway & Stengers)

15 a 24 de janeiro de 2024

segundas e quartas-feiras, de 18h30 às 21h

 

inscrições abertas para acompanhamento síncrono (online, pelo Zoom)

vinheta-reinventando1.jpg
bottom of page